Biblioteca

HISTÓRICO

        A Biblioteca Jurandir Bezerra Lins é um órgão Suplementar, vinculado administrativamente à Direção Acadêmica da Faculdade de Igarassu- FACIG, têm por finalidade apoiar os departamentos dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia e Direito, bem como os cursos tecnólogos de Logística, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Produção Industrial, além de demais órgãos em suas Atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo a comunidade universitária e a externa (moradores do município de Igarassu).

        Como veículo de apoio à pesquisa acadêmica, a Biblioteca Jurandir Bezerra Lins, procura oferecer serviço de informação atendendo as demandas  de ensino, pesquisa e extensão, cobrindo as áreas do conhecimento dos cursos  e contribuindo para a formação técnico - cientifica da comunidade acadêmica a qual está inserida. Para isso trabalha com a comunidade, interage como um espaço de pesquisa, leitura e convivência entre os estudantes, professores, funcionários  e comunidade externa.  Busca também estimular a formação cultural, estimulando a criatividade, sociabilidade, comunicação e entretenimento da comunidade, mantendo assim um ambiente agradável e apropriado para estudo e pesquisa, estabelecendo um contato estreito entre o setor e os alunos.

MISSÃO

        Contribuir para o desenvolvimento de competências no âmbito acadêmico e profissional dos clientes da Faculdade de Igarassu, acessibilizando a informação necessária para a leitura e pesquisa, promovendo o conhecimento, incentivando o processo contínuo de aprendizagem para o desenvolvimento humano.

VISÃO

        Ser reconhecida como uma prestadora de serviço informacionais comprometida com o bom atendimento e envolvida pelo compromisso com a educação.

 

VALORES

NOSSOS PILARES: Senso de servir > Humildade > Entusiasmo


INFORMAÇÕES GERAIS   

Endereço:

Campus da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu

BR 101 – Norte, KM 25, CEP: 53620-000

Igarassu-PE      Fone: (81)3543-1205

Email: bibliotecafacig@hotmail.com

 

Horário de atendimento:
Segunda à Sexta: 08:00h às 22:00h

Sábados: 08:00h às 12:00h

 

ESTRUTURAS FISÍCA

        A biblioteca está situada no ponto central do campus da Faculdade, numa área de 285m² distribuída, e é composta por 1 salão de estudo em grupo com 14 mesas, 1 salão para estudo individual/dupla com 7 mesas, 3 salas para estudo em grupo,1 salão reservado ao acervo de livros, 1 sala reservada para periódicos, 6 cabines para acesso à internet, sala de processamento técnico, além  de 1 sala reservada a administração da biblioteca e serviço de acessória ao discente para normalização de trabalhos monográficos.

 

POLÍTICA DE EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

         A Biblioteca tem definida uma política de expansão e de atualização de seu acervo (Conforme ANEXO A), para atender de modo satisfatório a demanda ocasionada pelo aumento de usuários e necessidade dos professores. Por isso, a aquisição de livros leva em consideração a indicação de docentes procura pelos discentes, indicação dos coordenadores de cursos, compatibilidade do acervo com o conteúdo das disciplinas e reposição devido a danos. Em resumo, podemos demonstrar as etapas de aquisição conforme esquema abaixo:

       Com base nesses critérios de aquisição e de acordo com o plano de expansão da Biblioteca, há a previsão de compras anuais  estabelecidas pelo planejamento econômico–financeiro da Instituição. A coleção também é atualizada e complementada com doações recebidas da comunidade, editoras e outras instituições com as quais mantém intercâmbio com novas publicações. Os periódicos são adquiridos por assinatura, intercâmbio ou doação de diversas universidades e faculdades brasileiras, prevalecendo as assinaturas.

 

POLÍTICA DE DOAÇÃO

        A Biblioteca Jurandir Bezerra Lins, resguarda-se o direito de analisar as doações recebidas, avaliando a oportunidade de integrá-las ou não a suas coleções, segundo os critérios de sua Política de  Desenvolvimento do Acervo, os quais se relacionam com os propósitos da Biblioteca quanto à: qualidade do material bibliográfico, adequação às necessidades informacionais  dos usuários, não duplicação de material já existente, mesmo que em outra coleção disponível na comunidade, e equilíbrio quantitativo e qualitativo do acervo disponibilizado em suas  dependências. Portanto, se necessário, poderá dispor das doações da seguinte forma: incorporá-las ao acervo, doá-las a outras instituições, disponibilizá-las no serviço “Livro Livre” ou descartá-las.

 

O ACERVO

         As bibliografias básicas e complementares dos cursos da FACIG foram definidas em plena coerência com o Perfil do Curso e com o Perfil do Egresso, a partir dos componentes curriculares.

         Os docentes procuram, com rigor metodológico e imbuídos de uma perspectiva cientifica, articular os conteúdos elencados e revisados periodicamente Para cada unidade curricular á seleção de referência bibliográficas pertinentes ao estudo em foco. Desde modo, garante-se que os discentes estejam em contato permanente com autores, teóricos e pesquisadores de cada área.

 

Livros da bibliografia básica

        A bibliografia básica dos cursos é composta por três ou mais títulos atualizados, de autores de referência na comunidade científica e em sua área de pesquisa de pesquisa e atuação. O acervo é disponibilizado na Biblioteca da FACIG, numa proporção média de 01(um) exemplar para cada 10 (dez) alunos, dadas as dimensões das turmas. Os títulos são escolhidos pelos docentes e submetidos ao crivo do Colegiado do curso, que poderá sugerir alterações.

        A IES tem a política de promover renovação periódica do acervo, por meio da aquisição de novos títulos  ou de títulos  mais atualizados.

 

Livros da bibliografia complementar

        A bibliografia complementar dos cursos é composta por, no mínimo, cinco títulos atualizados, de autores de referência na comunidade científica e em sua área de pesquisa e atuação. O acervo é disponibilizado na Biblioteca da FACIG. Os títulos são escolhidos pelos docentes e submetidos ao crivo do colegiado do Curso, que poderá sugerir alterações.

        A IES tem política de promover renovação periódica do acervo, por meio da aquisição de novos títulos ou de títulos mais atualizados. Também integram a bibliografia complementar periódicos científicos especializados.

Desde 2015 a Biblioteca da FACIG assinou a Biblioteca virtual da Juruá, obras atualizadas sobre todos as áreas do conhecimento.

 

Periódicos Especializados

        Para compor e dar agilidade ao acervo de periódicos de direito, a Biblioteca da FACIG disponibiliza em seu site uma relação dos principais periódicos online das diversas áreas do conhecimento que compõem as grades curriculares dos cursos da Facig.

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

        A atual estrutura organizacional da BCE é a seguinte: Gerência e Pesquisa (Bibliotecário); Divisão de Processo Técnico – PTE (Auxiliar de biblioteca); Divisão de Obras Gerais e Periódicos –GEP (Auxiliar de biblioteca) e Serviço de Circulação (Auxiliar de biblioteca).

 

BIBLIOTECÁRIO:

  • Moaci  Vilarino da Cunha Júnior

Graduação em Biblioteconomia- CRB 1827

Especialista em Docência no Ensino Superior

Mestre em Ciência da Informação – PPGCI/UFPE


AUXILIARES DE BIBLIOTECA:

  • Elany Barbosa Lucena

  • Kleber Silva Pimentel 

  • Lindinalva Medeiros da Silva